Arte e palestra para rememorar a cultura Maia, hoje, no ICBIE

iniciacion yax balam 2009

Iniciación Yax Balan (2009)

O italiano Marcos Turra conheceu a pintura de Antún Kojtom Lam, mexicano de Chiapas, em 2004. Aquela arte maia causou-lhe sensações que o remetiam às lembranças de sua avó,  quem o fez usufruir a vida da cultura campesina.  “Percebi que a cultura maia está muito relacionada com a Europa do campo, o respeito à natureza e com o cultivo, sempre com pouco dinheiro, mas com muita troca”, conta Marcos.

Presidente da associação Turrismo de Feltre, que tem, como lema, o poder de troca natural à amizade, Marcos traz Antún Kojtom a Salvador no Projeto “Bonbajel Turr Brasil”, que acontece hoje, 5 de novembro, às 18 horas, no ICBIE – Instituto Cultural Brasil Itália Europa, na Rua Porto do Tainheiros, Ribeira. A proposta é resgatar o valor da cultura maia através dos mitos, histórias e das 13 telas da pintura contemporânea de Antún, produzidas em uma associação de mulheres artesã da comunidade isolada, Chi’xaltonik, em que mora, localizada a duas horas (a pé) de Tenejapa, pequena cidade de Chiapas, sul do México.  Ch’ulelal, que significa espírito, em Maia, é a temática que envolve a produção, em que se busca interpretar os espíritos animais intrínsecos na cultura do povo Maia.

nina libelula 2009

Niña Libelula (2009)

Antún Kojtom Lam tem 40 anos e, em 2008, percorreu Itália, Barcelona (ES), Paris (FR) e Bruxelas (BE), junto a Marcos, pelo projeto. Em 2004, ajudou a criar a “Bonbajel Mayaetik”, em San Cristóbal de lãs Casas, em Chiapas, com esse intuito de fortificar a tradição Maia. “Queremos defender o nosso nome original, nos chamavam de índios das Américas, o  que é discriminatório, nós pertencemos à etnia Maia”, exprime.

-> ICBIE: Rua dos Tainheiros, 36, Ribeira, Salvador, Brasil/ Tel 3207-7717

Anúncios

1 Comentário

Filed under exposições

One response to “Arte e palestra para rememorar a cultura Maia, hoje, no ICBIE

  1. um cordial saludo para Antum desde El Cafè Relax. arte y cultura.

    magno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s